sábado, 7 de março de 2020

5º Dia Ansager Skole, Dinamarca

5.° dia de mobilidade de Job Shadowing 1 ( 6/3/2020)


No último dia da nossa estadia, em Ansager Skole, fomos surpreendidas com uma aula, na qual o objectivo principal consistia em trabalhar as emoções dos alunos. Estavam presentes duas turmas (28 alunos), duas professoras e o pai de uma aluna. Refira-se que, na Dinamarca, os pais têm total liberdade para assistirem às aulas, sempre que solicitem. 
Para dar cumprimento à tarefa citada, os alunos deveriam representar, através de um desenho, as seguintes emoções: raiva, felicidade, amor, solidão e tristeza.

 A professora fez uma pequena abordagem a cada um destes sentimentos e exemplificou com algumas palavras, no que respeita à sua sonoridade, e imagens, os sentimentos que estes nos podem despertar. As orientações fornecidas aos alunos foram no sentido de os mesmos representarem os seus sentimentos através de cores e/ou imagens. 
Para cada sentimento retratado no desenho, os alunos deveriam se dirigir a uma mesa, onde colocariam os respectivos trabalhos, e, em conjunto com as docentes, discutiriam os seus desenhos. 
Tendo em conta que se tratava de duas aulas seguidas, cada uma com 45 minutos, os alunos fizeram uma breve pausa entre ambas, de 2 a 3 minutos, para arejar. 

A nossa despedida teve lugar na sala dos professores, em conjunto com todos os professores. Habitualmente à sexta feira, é feito um pequeno lanche, no intervalo da manhã, com algumas iguarias adquiridas previamente pelos docentes para este efeito. Foi neste ambiente, enriquecido com muitas aprendizagens, que demos adeus a Ansager Skole.


 Good bye, Ansager Skole!

THANK YOU 






quinta-feira, 5 de março de 2020

4.º Dia Ansager Skole, Dinamarca

4.º dia de mobilidade de Job Shadowing 1 (05/03/2020)

Presentation of the Danish school system and the running of Ansager Skole - Iniciamos esta reunião com a apresentação do  agrupamento de escolas Elias Garcia, em Sobreda da Caparica, prestando alguns esclarecimentos sobre as escolas que o constituem e as principais atividades que nele são desenvolvidas. Seguidamente, o diretor da escola, Jens Skouboe, fez também uma breve apresentação do sistema educativo dinamarquês e da sua escola. Após estas apresentações, surgiu um debate de ideias e de partilhas de conhecimento sobre o sistema educativo dinamarquês e o sistema educativo português.



A aula que se seguiu foi a de ciências (7.º ano), no laboratório de física, na qual foi distribuído aos alunos uma folha de papel com o protocolo de trabalho. Com este plano de tarefa, os alunos deveriam analisar o comportamento de pequenas gotas de água, depositadas em materiais diferentes (plástico e tecido absorvente), ao que se seguia a adição de uma pequena quantidade de sabão às mesmas, com consequente observação dos comportamentos das gotículas.
Após esta tarefa, os alunos abandonaram o laboratório e deslocaram-se para a sala de aula, visando a resolução digital de exercícios sobre a temática da fotossíntese. Mais uma vez, os alunos usaram o manual digital para pesquisar o conhecimento e resolver as atividades propostas.
Salienta-se que, na Dinamarca, a disciplina de ciências abarca a física e a química.


quarta-feira, 4 de março de 2020

3° Dia Ansager Skole, Dinamarca

3.º  dia de mobilidade de Job Shadowing 1 (04/03/2020)

O nosso terceiro dia foi iniciado com mais uma interessante experiência, numa aula de matemática de 7° ano. A mesma destinava-se à avaliação dos alunos, realizada em computador, existindo 3 testes diferentes, adequados ao nível de aprendizagem de cada aluno. Com este tipo de avaliação, o professor tem automaticamente acesso informático aos testes dos alunos, podendo conhecer qual o percurso mental do estudante aquando a resolução dos exercícios. Sublinha-se que esta metodologia permite ao professor saber se o aluno respondeu acertadamente ao exercício, após ter falhado na sua resolução, e conhecer o tempo que o mesmo necessitou para responder com sucesso ao problema.
A segunda parte da aula pautou-se pela resolução de exercícios, no portátil, sobre a temática programada pelo professor, tendo os alunos trabalhado entre pares, discutindo ideias sobre a matéria e ouvindo música, num ambiente de trabalho agradável.



Seguiram-se duas aulas de artes, de 4.º ano, as quais tiveram como objetivo a construção de um brinquedo - "How to make a rubber band gun?".
Os alunos encontravam-se muito entusiasmados e empenhados na referida construção do objeto. Para a  prossecução deste objetivo, foram necessários vários materias, tais como: molas de roupa, palitos com cerca de 25 cm, cola quente, elásticos e x-atos. O processo envolveu várias etapas, nomeadamente a visualização de um pequeno filme exemplificativo da construção da peça, a orientação do professor da  disciplina, o corte de algumas molas, a
aplicação de cola quente em determinados pontos específicos, durante este processo, e, por fim, a aplicação dos elásticos.
O entusiasmo estampado nos rostos destes alunos era visível, após verificarem o funcionamento correto da peça realizada.


     

2.º Dia - Ansager Skole, Dinamarca

2.º dia da atividade de Job Shadowing 1 ( 03/03/2020)


Os alunos do 1º ano (Inglês) iniciaram a aula a cantar uma música, cuja letra estava escrita no quadro interativo. A professora fez uma abordagem temática das roupas e das cores, através da visualização de exemplos, interagindo com os alunos. Seguidamente, os alunos levantaram-se e trabalharam o tema, entre pares, questionando-se mutuamente o que tinham nos respetivos guarda roupas. Os alunos retomaram os seus lugares, tendo a professora explorado a frase "What do you have in your wardrobe",  através de perguntas. Mais uma vez, os alunos se levantaram e, entre pares, perguntaram o que cada um gostava de vestir. Por fim, sentaram-se e exploraram o tema "my favourite clothes" através de desenhos elaborados por eles, numa folha branca que havia sido distribuída pela professora. 
É assim que a professora Anne-Mette aplica a sua metodologia mista, em sala de aula, que consiste na exposição de matéria, através do quadro interativo, leitura e visualização de imagens, construção de desenhos, audição e emissão de sons musicais, interação entre pares, através da variação espacial dos alunos, na sala de aula.


Tour of Ansager School - A professora Anne-Mette fez uma breve apresentação das instalações da escola e uma contextualização da construção do edifício escolar. A referir as ótimas condições em que os alunos trabalham, o aquecimento em todas as salas, os espaços amplos, as cadeiras com rodas, os quadros interativos, os portáteis, as excelentes condições nas salas especificas (cozinha, sala de música, sala de artes e laboratórios), as boas condições acústicas e todo o tipo de material necessário ao bom desenvolvimento das suas aprendizagens (máquinas de costura, material de carpintaria, peças de leggo para programação de robots, materiais de laboratório, etc.). 






Por motivos profissionais, o professor de Biologia não pode lecionar a aula programada para este dia.

O professor Peter Karlsen, de Mini Ciência (3.º ano), aplicou a mesma metodologia da professora Anne-Mette, explorando o tema do clima. Os alunos tiveram como tarefa a construção de um power point, acerca de uma região do globo terrestre, onde destacaram as plantas e os animais aí existentes, no seu habitat. A destacar que os alunos deste nível de escolaridade já possuem ótimos conhecimentos deste programa, tendo realizado excelentes tarefas. 



Introdução das tecnologias utilizadas pelos professores na escola - A professora Anne-Mette prestou esclarecimentos sobre as plataformas utilizadas naquela instituição escolar, nomeadamente a AULA. Esta plataforma consiste na ligação entre a escola e os pais (reuniões, informações biográficas e confidenciais dos alunos). A plataforma da  MICROSOFT OFFICE, adquirida pela escola para todos os seus docentes, é usada para o professor colocar as suas planificações, para a comunicação entre o professor e o aluno e para o manuseamento digital do manual.  

segunda-feira, 2 de março de 2020

1.º Dia - Ansager Skole, Dinamarca




Ansager Skole

(Mobilidade das docentes Ana Casimiro e Clara Boavista - 
Job Shadowing 1) 

Objetivo principal do Job Shadowing 1: 

- Adoção de metodologias educativas inovadoras


Objetivos específicos do Job Shadowing 1:

- Melhorar as competências pessoais para utilizar diferentes metodologias e técnicas de ensino inovadoras centradas no aluno;
- Conceber materiais e ideias inovadoras quanto ao desenvolvimento organizacional escolar no campo da educação inovadora, no que diz respeito à abordagem do ensino das ciências e das artes;

- Desenvolver competências relevantes, de alto nível, nomeadamente a criatividade, o pensamento crítico, a metacognição e outras competências chave, através de métodos de ensino inovadores que melhorem a qualidade da educação;
- Desenvolver competências pessoais e profissionais, gerar confiança na promoção de pedagogias inovadoras e dinâmicas, que respondam à diversidade social e cultural;
- Participar em experiências de aprendizagem intercultural, promover a troca de ideias e criar uma rede para cooperação internacional futura;
- Compreender, de modo mais amplo, as práticas, as políticas e os sistemas de educação de diferentes países;
- Promover o respeito mútuo, a consciência intercultural e incorporar valores educacionais e formativos comuns;

- Enriquecer e melhorar as competências de comunicação, nomeadamente em línguas estrangeiras.

1º dia da atividade de Job Shadowing 1 ( 02/03/2020)


A escola situa-se numa pequena vila, em Ansager, não possui qualquer vedação e abrange alunos do 1.º ao 9.º anos de escolaridade. Fomos recebidos pela cordial professora Anne-Mette, que promoveu um bom ambiente de trabalho e de partilhas de conhecimento. Fez uma breve apresentação da escola, ao que se seguiu o iniciar das atividades letivas que tínhamos como objetivo.







A aula  de Inglês foi a primeira do dia, abrangendo alunos do 4.º ano. A metodologia utilizada foi baseada em jogos didáticos, associados aos temas da numeração e do tempo. Os recursos utilizados foram cartões numerados, no que concerne ao tema dos números, e cartões ilustrados com diferentes imagens de tempo atmosférico.   




A aula de artes foi a segunda aula do dia. Esta aula teve como objetivo a construção de uma fronha para almofada, com a inclusão de um desenho elaborado pelos alunos, no tecido. Para a prossecução deste objetivo, os alunos criaram um desenho em papel vegetal, que serviu de molde, para ser recriado no pano. Posteriormente, através de uma máquina de costura, contornaram o desenho elaborado no papel, tendo este contorno firmado o desenho no tecido. Este desenho foi pintado com marcadores têxteis. Após conclusão destes procedimentos, os alunos coseram o tecido dando origem à fronha da almofada.
Esta aula contou com uma interrupção, pautada por uma ida ao ginásio, para a apresentação da nova subdiretora escolar. Foi aproveitado este momento para efetuarmos a nossa apresentação à comunidade educativa. Nesta apresentação, utilizamos a língua portuguesa como forma de comunicação principal, embora tenhamos proferido, no final da apresentação, algumas palavras em inglês. Esta metodologia foi-nos solicitada, para que os alunos pudessem ouvir a sonoridade da língua portuguesa. Seguidamente regressamos à sala de aula, para continuação das tarefas iniciadas. 





A aula de inglês, aplicada a alunos do 5.º ano, foi a terceira aula do dia. Os alunos acompanharam e leram em voz alta, entre pares, através do respetivo portátil, os textos escritos no manual digital. De seguida, responderam às perguntas impostas pela tarefa, que constavam no manual digital. Há a salientar que, apesar da atividade requerer a leitura em voz alta, por parte dos alunos, o ambiente na sala de aula era silencioso. 
A aula de história foi a quarta aula do dia. A metodologia aplicada foi semelhante à aula anterior, com o mesmo grupo de alunos. Apenas há a registar a introdução de uma tarefa diferente, que teve por base a construção de uma banda desenhada, em ordem a descrever o texto trabalhado.