O nosso terceiro dia foi iniciado com mais uma interessante experiência, numa aula de matemática de 7° ano. A mesma destinava-se à avaliação dos alunos, realizada em computador, existindo 3 testes diferentes, adequados ao nível de aprendizagem de cada aluno. Com este tipo de avaliação, o professor tem automaticamente acesso informático aos testes dos alunos, podendo conhecer qual o percurso mental do estudante aquando a resolução dos exercícios. Sublinha-se que esta metodologia permite ao professor saber se o aluno respondeu acertadamente ao exercício, após ter falhado na sua resolução, e conhecer o tempo que o mesmo necessitou para responder com sucesso ao problema.
A segunda parte da aula pautou-se pela resolução de exercícios, no portátil, sobre a temática programada pelo professor, tendo os alunos trabalhado entre pares, discutindo ideias sobre a matéria e ouvindo música, num ambiente de trabalho agradável.
Seguiram-se duas aulas de artes, de 4.º ano, as quais tiveram como objetivo a construção de um brinquedo - "How to make a rubber band gun?".
Os alunos encontravam-se muito entusiasmados e empenhados na referida construção do objeto. Para a prossecução deste objetivo, foram necessários vários materias, tais como: molas de roupa, palitos com cerca de 25 cm, cola quente, elásticos e x-atos. O processo envolveu várias etapas, nomeadamente a visualização de um pequeno filme exemplificativo da construção da peça, a orientação do professor da disciplina, o corte de algumas molas, a
O entusiasmo estampado nos rostos destes alunos era visível, após verificarem o funcionamento correto da peça realizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário