segunda-feira, 2 de março de 2020

1.º Dia - Ansager Skole, Dinamarca




Ansager Skole

(Mobilidade das docentes Ana Casimiro e Clara Boavista - 
Job Shadowing 1) 

Objetivo principal do Job Shadowing 1: 

- Adoção de metodologias educativas inovadoras


Objetivos específicos do Job Shadowing 1:

- Melhorar as competências pessoais para utilizar diferentes metodologias e técnicas de ensino inovadoras centradas no aluno;
- Conceber materiais e ideias inovadoras quanto ao desenvolvimento organizacional escolar no campo da educação inovadora, no que diz respeito à abordagem do ensino das ciências e das artes;

- Desenvolver competências relevantes, de alto nível, nomeadamente a criatividade, o pensamento crítico, a metacognição e outras competências chave, através de métodos de ensino inovadores que melhorem a qualidade da educação;
- Desenvolver competências pessoais e profissionais, gerar confiança na promoção de pedagogias inovadoras e dinâmicas, que respondam à diversidade social e cultural;
- Participar em experiências de aprendizagem intercultural, promover a troca de ideias e criar uma rede para cooperação internacional futura;
- Compreender, de modo mais amplo, as práticas, as políticas e os sistemas de educação de diferentes países;
- Promover o respeito mútuo, a consciência intercultural e incorporar valores educacionais e formativos comuns;

- Enriquecer e melhorar as competências de comunicação, nomeadamente em línguas estrangeiras.

1º dia da atividade de Job Shadowing 1 ( 02/03/2020)


A escola situa-se numa pequena vila, em Ansager, não possui qualquer vedação e abrange alunos do 1.º ao 9.º anos de escolaridade. Fomos recebidos pela cordial professora Anne-Mette, que promoveu um bom ambiente de trabalho e de partilhas de conhecimento. Fez uma breve apresentação da escola, ao que se seguiu o iniciar das atividades letivas que tínhamos como objetivo.







A aula  de Inglês foi a primeira do dia, abrangendo alunos do 4.º ano. A metodologia utilizada foi baseada em jogos didáticos, associados aos temas da numeração e do tempo. Os recursos utilizados foram cartões numerados, no que concerne ao tema dos números, e cartões ilustrados com diferentes imagens de tempo atmosférico.   




A aula de artes foi a segunda aula do dia. Esta aula teve como objetivo a construção de uma fronha para almofada, com a inclusão de um desenho elaborado pelos alunos, no tecido. Para a prossecução deste objetivo, os alunos criaram um desenho em papel vegetal, que serviu de molde, para ser recriado no pano. Posteriormente, através de uma máquina de costura, contornaram o desenho elaborado no papel, tendo este contorno firmado o desenho no tecido. Este desenho foi pintado com marcadores têxteis. Após conclusão destes procedimentos, os alunos coseram o tecido dando origem à fronha da almofada.
Esta aula contou com uma interrupção, pautada por uma ida ao ginásio, para a apresentação da nova subdiretora escolar. Foi aproveitado este momento para efetuarmos a nossa apresentação à comunidade educativa. Nesta apresentação, utilizamos a língua portuguesa como forma de comunicação principal, embora tenhamos proferido, no final da apresentação, algumas palavras em inglês. Esta metodologia foi-nos solicitada, para que os alunos pudessem ouvir a sonoridade da língua portuguesa. Seguidamente regressamos à sala de aula, para continuação das tarefas iniciadas. 





A aula de inglês, aplicada a alunos do 5.º ano, foi a terceira aula do dia. Os alunos acompanharam e leram em voz alta, entre pares, através do respetivo portátil, os textos escritos no manual digital. De seguida, responderam às perguntas impostas pela tarefa, que constavam no manual digital. Há a salientar que, apesar da atividade requerer a leitura em voz alta, por parte dos alunos, o ambiente na sala de aula era silencioso. 
A aula de história foi a quarta aula do dia. A metodologia aplicada foi semelhante à aula anterior, com o mesmo grupo de alunos. Apenas há a registar a introdução de uma tarefa diferente, que teve por base a construção de uma banda desenhada, em ordem a descrever o texto trabalhado.






8 comentários:

  1. Ótima resenha da vossa experiência, que parece estar a ser frutuosa.
    Achei particularmente interessante o pedido para que a vossa apresentação fosse feita em português com o intuito de permitir aos alunos a familiarização com a "sonoridade" da nossa língua.
    Continuação de uma boa semana de trabalho, colegas!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da clara descrição do vosso dia. A escola parece ótima a avaliar pelas fotos que publicaram.
    Continuação de uma boa semana trabalho. Um Beijinho
    PS: Adorei o pormenor de a vossa apresentação ser feita em Português. :)

    ResponderEliminar
  3. Pelas vossas descrições a experiência parece estar a ser muito interessante e as fotos revelam uma escola com excelentes condições de trabalho.
    Desejo-vos a continuação de uma ótima semana de trabalho, plena de experiências e aprendizagens enriquecedoras.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler os vossos relatos. Depreendem-se ambientes de aprendizagem descontraídos, felizes, ricos em experiências... Tragam-nos projetos, vontades em "fazer", contributos para uma escola feliz... Sejam felizes! Boa semana. Beijinhos para as duas.

    ResponderEliminar
  5. Muito agradeço os vossos comentários, que nos motivam para que definitivamente possamos construir um escola feliz, à medida de todos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Muito interessantes essas dinâmicas de trabalho. Gosto muito dos desenhos, Ana! Aproveitem bastante e tragam muitas novidades.

    ResponderEliminar