quarta-feira, 27 de abril de 2022

2.º dia - 26/04/2022 - 3.ª feira

Ecology education course for teachers and educators 

Iniciámos o dia no pátio da Villa Gabriella com um jogo quebra-gelo, realizado outdoor.

Jogo quebra-gelo "duas verdades e uma mentira"

Prosseguimos indoor com a introdução teórica do curso, lecionado pelo formador Giuseppe Perrotti. Foram abordados conceitos essenciais para promover o pensamento crítico em geral e aplicado à ecologia. A sessão decorreu com muito dinamismo e partilha de experiências entre todos, com exemplos concretos sobre a correta abordagem para desenvolver, nos alunos, o pensamento crítico.



Atividade indoor: pensamento crítico e emoções

Após o almoço, retomámos as atividades, junto à praia de Lazzarella. Questionámos Guioseppe acerca da baixa temperatura da água, contrariamente ao esperado. Este fenómeno justifica-se pelo enquadramento tectónico e geomorfológico do local. Soverato encontra-se numa zona de limite de placas, razão pela qual, rapidamente, aumenta de profundidade junto à linha de costa. Acresce o facto de desaguarem nesta zona vários cursos de água doce, o que também contribui para este fenómeno.

Com a presença de todos, e para colocar em prática o que aprendemos na sessão da manhã, fizémos uma caminhada pela marginal, com três propósitos:

- identificar resíduos ao longo do percurso, analisando a sua composição e respetivo tempo de degradação, com recurso ao telemóvel, para consulta de tabelas identificativas;

- reconhecer o impacto da ação humana na cidade de Soverato e analisar o grau de sustentabilidade destas ações;

 - recolher cascas de pinheiro, carumas e pequenos ramos para utilizar, mais tarde, na formação.

 
Recolha e análise de resíduos


Relativamente ao segundo propósito, fomos desafiadas, pelo formador, a descobrir a razão de terem sido plantados eucaliptos, nesta zona da cidade. Giuseppe informou-nos que, em tempos passados, a cota da linha de costa se encontrava acima da atual. Por este motivo, a marginal foi outrora uma região pantanosa, sofrendo, ainda hoje, com inundações frequentes. Relacionando esta informação com as características do eucalipto, árvore com grande capacidade de absorção de água, foi fácil concluir que estas foram estrategicamente plantadas para absorver a água em excesso. É uma ação humana com impacto positivo ao nível da sustentabilidade.

Como intervenção humana negativa, foi-nos dado o exemplo da requalificação deste local que, para contemplar a existência de espaços verdes de lazer, exigiu a destruição de toda a zona de pinhal. Com recurso ao pensamento crítico, o grupo concluiu que, nem sempre uma ação humana, aparentemente ecológica, se revela sustentável.

Espaço verde requalificado, Soverato



Recolha de material vegetal




Sem comentários:

Enviar um comentário