quarta-feira, 27 de abril de 2022

3.º dia - 27/04/2022 - 4.ª feira

Ecology education course for teachers and educators 

Na atividade da manhã utilizámos as cascas de pinheiro, ramos e carumas que recolhemos ontem, no pinhal. Guioseppe desafiou o grupo a utilizar o pensamento crítico para distinguir resíduo de recurso.

Resíduos/recursos recolhidos no pinhal

Um resíduo deixará de o ser, dependendo da criatividade que temos para o reutilizar, passando, então, a ser um recurso.

Neste encadeamento, reutilizámos os materiais, "criando arte", no entender do formador, mas não no entender de todos elementos do grupo, tendo-se gerado uma discussão sobre o próprio conceito de arte.

Reutilização dos materiais, "criando arte"

Durante este processo criativo, o diálogo deu lugar a discussões significativas sobre as pré-conceções que cada um associa ao termo julgamento, diferente do significado desta palavra, quando utilizada no pensamento crítico.

Resultado final

Discutimos também métodos e práticas educativas, combinando educação ao ar livre com o uso de tecnologias e sensibilização para a proteção ambiental

Durante a tarde visitámos Soverato Superior, a origem da cidade atual.

A igreja nela existente tem a particularidade de albergar uma escultura renascentista " La Pietá di Soverato", criada em 1521, por Antonello Gagini, discípulo de Miguel Ângelo. A sua existência em Soverato tem uma história curiosa. (saber mais: https://www.rivieradegliangeli.it/attraction/la-pieta-del-gagini/)

Lá Pietá di Soverato, Soverato Superior

Seguiu-se uma passagem pelo Jardim Botânico de Soverato, que contempla uma paisagem soberba sobre a baía. Para finalizar, fizemos uma pequena mas revigorante meditação, orientada por uma das formadoras.

Sessão de mindfulness, jardim botânico de Soverato

Sem comentários:

Enviar um comentário