4.º dia - 28/04/2022 - 5.ª feira
Ecology education course for teachers and educators
Iniciámos os trabalhos com uma sessão de mindfulness, orientada pelo Giuseppe. De seguida, a Erika (coordenadora dos cursos de formação desenvolvidos na Associação JUMP) propôs aos participantes que fizessem uma apresentação do seu país.
Continuámos a formação aprofundando os tópicos discutidos anteriormente, acerca do pensamento crítico aplicado à ecologia. Giuseppe orientou a discussão pedindo exemplos a cada professor de duas situações: quando trabalhamos ferramentas com os alunos para a compreensão de determinado conteúdo, sem um conhecimento prévio deste ou, quando desenvolvemos o tema, previamente.
Giuseppe explorou connosco o “Go Goals”, um jogo mais prático e descontraído para levar os alunos a compreender, e a pensar criticamente, sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030).
Aprofundando o tema, conversámos sobre possíveis planos de aula, como incorporar o pensamento crítico no Eco-Escolas e como desenvolver práticas educativas que combinem a educação formal e não formal.
Em conclusão, destaca-se que:
O pensamento crítico é essencial para exercitar a mente e desenvolver a autonomia;
É um processo objetivo de avaliação, para formular um juízo de valor/ opinião válido sobre um determinado tema;
As certezas “universais” e relativismos ingénuos, podem revelar-se como um obstáculo ao desenvolvimento do pensamento crítico;
É uma atividade curricular articulada, com muitos benefícios e formas motivantes de atualizar o conhecimento.
No final, partilhámos algumas iguarias que levámos de Portugal.
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