segunda-feira, 2 de maio de 2022

4.º dia - 28/04/2022 - 5.ª feira

Ecology education course for teachers and educators 


Iniciámos os trabalhos com uma sessão de mindfulness, orientada pelo Giuseppe. De seguida, a Erika (coordenadora dos cursos de formação desenvolvidos na Associação JUMP) propôs aos participantes que fizessem uma apresentação do seu país.

Continuámos a formação aprofundando os tópicos discutidos anteriormente, acerca do pensamento crítico aplicado à ecologia. Giuseppe orientou a discussão pedindo exemplos a cada professor de duas situações: quando trabalhamos ferramentas com os alunos para a compreensão de determinado conteúdo, sem um conhecimento prévio deste ou, quando desenvolvemos o tema, previamente. 

Go Goals, jogo sobre os ODS.s

Giuseppe explorou connosco o “Go Goals”, um jogo mais prático e descontraído para levar os alunos a compreender, e a pensar criticamente, sobre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030).

Aprofundando o tema, conversámos sobre possíveis planos de aula, como incorporar o pensamento crítico no Eco-Escolas e como desenvolver práticas educativas que combinem a educação formal e não formal.

Em conclusão, destaca-se que:

O pensamento crítico é essencial para exercitar a mente e desenvolver a autonomia;

É um processo objetivo de avaliação, para formular um juízo de valor/ opinião válido sobre um determinado tema;

As certezas “universais” e relativismos ingénuos, podem revelar-se como um obstáculo ao desenvolvimento do pensamento crítico;

É uma atividade curricular articulada, com muitos benefícios e formas motivantes de atualizar o conhecimento.

No final, partilhámos algumas iguarias que levámos de Portugal.

partilha de produtos típicos de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário