1º dia – 16 de maio 2022
Assim, ficámos a conhecer os restantes participantes, os países de origem, bem como o formador.
Após um breve intervalo, foi abordada a importância da organização do espaço para a aprendizagem (Spatial learning), em particular a sala de aula. Através da ferramenta Poll-Maker.com, verificou-se que, a maioria dos participantes, trabalhava em salas com uma disposição tradicional (em filas), por imperativos diversos: dimensão das salas; mobiliário tradicional, filosofia de escola, entre outros.
Ainda nesta sessão, refletiu-se sobre os critérios para a seleção das ferramentas a utilizar, concluindo-se que a escolha recai sobre a gratuitidade, privacidade, a língua de comunicação, a existência de publicidade, quantidade de recursos que permite criar de forma gratuita.
O formador sugeriu o seguinte site com recursos para professores: freetech4teachers.com e educatorstechnology.com.
Foi, também, realizada uma tarefa no âmbito da dimensão vertical da sala de aula ( os alunos são os protagonistas da construção da aprendizagem), tendo sido proposta a construção de uma torre com vários materiais e cada grupo publicava as várias fases do processo de construção num padlet com a utilização de vários recursos multimédia: áudio e fotos.
A sessão terminou com a utilização de 1 aplicação que permite uma aprendizagem multimédia colaborativa Actionbound.com. Com esta aplicação foi realizado um filme, um áudio, um quizz e um questionário.
Sem comentários:
Enviar um comentário