segunda-feira, 2 de maio de 2022


5.º dia - 29/04/2022 - 6.ª feira

Ecology education course for teachers and educators


No último dia visitámos o mercado local e foi-nos proporcionada uma visita guiada a Badolato superior, uma vila medieval localizada perto de Soverato, que incluiu um almoço típico, com produtos regionais, havendo lugar para o convívio com as gentes locais, treino do inglês e da língua de origem do país dos participantes. Por fim, visitámos um mosteiro franciscano recuperado, quase na sua totalidade, pela associação “Mundo X”, dedicada à reabilitação de pessoas com adições.

Aldeia medieval de Badolato

A aldeia de Soverato sofreu uma grande desertificação, após a sua destruição, quase total, pelo sismo de 1905. Itália situa-se, geologicamente, num limite interplacas (placa euro-asiática e placa africana) sendo, por isso, muito atingida por sismos de elevada magnitude e intensidade. Esta aldeia está a ter uma "nova vida" com o repovoamento e remodelação de casas antigas, por famílias que, com a pandemia, decidiram abandonar a vida citadina e investir num modo de vida mais sustentável, através da agricultura.

mosteiro franciscano, Badolato


pratos típicos da região de Soverato

Terminámos a formação, já na Villa Gabriella, compartilhando experiências e próximos passos para possíveis cooperações entre escolas e com uma pequena cerimónia de entrega dos diplomas a todos os participantes, pelo presidente da Associação JUMP, Pietro Curatola. 

participantes na formação da Associação JUMP

Toda a experiência superou as expectativas iniciais, desde a qualidade e aplicabilidade do curso, à organização e hospitalidade da Associação JUMP, assim como à boa relação estabelecida entre os participantes.

No dia 30/04 (sábado), já no regresso, ao longo da viagem de comboio Lamezia - Nápoles, pela costa oeste, contemplámos, de um lado o mar Terrano, pertencente ao mar Mediterrâneo e, do outro, as cadeias montanhosas que se erguem junto à costa, resultantes do enrugamento da litosfera, pelo fato de ser uma zona de subducção. (https://www.theguardian.com/science/2016/nov/06/geology-italy-earthquakes-apennines-tectonic-plates-norcia-terrawatch)

Dada a nossa área de formação, foi para nós um grande privilégio poder contemplar o Monte  Vesúvio, estratovulcão, com um tipo de erupção explosiva, ainda ativo, localizado nos arredores de Nápoles, com erupções histórias, sendo uma das quais a responsável pelo desaparecimento de Pompeia em 79 d.C.. Entrou em erupção pela última vez em 1944. (saber mais: https://www.parconazionaledelvesuvio.it/il-vulcano/geologia-e-vulcanologia/).


vulcão Monte Vesúvio, Nápoles

Tanto a tectónica de placas, como o vulcanismo integram as aprendizagens essenciais, em Portugal, no 7.º ano de Ciências Naturais.

(https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.io/recursos/files/guiao_tectonica_placas_1327200395c1c9.pdf)

Sem comentários:

Enviar um comentário