terça-feira, 26 de abril de 2022

Eco-School training, Soverato

1.º dia - 25/04/2022 - 2.ª feira

Ecology education course for teachers and educators 

Iniciámos o curso com uma pequena reunião de boas-vindas por parte dos organizadores, na Villa Gabriella. Foi feito um enquadramento histórico da região. Neste dia, 25 de abril, é feriado em ambos os países: Dia da libertação, em Itália, marcado pela saída das tropas nazo-fascistas, em 1945 e dia da liberdade, em Portugal, marcando o fim da ditadura, em 1974.

Assistimos ao brefing sobre o programa e introdução ao espírito desta semana de formação, que salientou o equilíbrio entre atividades indoor e outdoor.


Breafing inicial na Villa Gabriella
brefing inicial, Villa Gabriella

Seguiu-se uma apresentação informal de todos os participantes, provenientes da Lituânia, Estónia, Bulgária, Roménia, Espanha e, de Portugal.

Il cavalluccio marino, Soverato
Caminhámos depois em direção ao centro de Soverato. Organizados em duas equipas com diferentes nacionalidades, iniciámos o jogo “Missão impossível”, com o objetivo de promover o trabalho de equipa e a comunicação entre os participantes, utilizando diferentes idiomas, além do inglês. 

Com base no guião do jogo e sem recurso à internet, o desafio foi interagir em inglês e italiano com a população local, para descobrir algumas tradições culturais, hábitos e modos de vida, como por exemplo a existência do cavalo marinho, “cavalluccio marino”, como um dos muitos símbolos de Soverato e, a bergamota (citrus bergamia), espécie autóctone, definida na antiguidade por “ouro verde”, uma vez que é cultivada quase exclusivamente na Calábria. O óleo essencial de bergamota é muito procurado pela sua fragância refrescante e ação anti-depressiva. Visitámos uma pequena loja de comércio local, onde podemos encontrar vários produtos feitos a partir deste fruto.

Bergamota




Scarpina, Soverato











O último desafio levou-nos à praia, para descobrir outro local bastante simbólico de Soverato, uma pequena formação rochosa localizada à beira-mar, carinhosamente nomeada pela população local por Scarpina, pela sua forma, semelhante a um pequeno sapato.


Terminámos o dia com um agradável jantar no Restaurante Stuzzichino, sendo o menu, rodízio de pizza (il vero giro di pizza).


Sem comentários:

Enviar um comentário