sábado, 5 de fevereiro de 2022

Evaluation and assessment methods, Limassol, Cyprus, 5-10 Fev 22

Day 1

5 de fevereiro de 2022

O curso iniciou-se às 9:00h, nas instalações do EduCulture Centre of Education.


Após as boas vindas e as atividades de acolhimento a sessão centrou-se na apresentação dos participantes e das suas escolas, sistemas de ensino e respetivos países.

Os trabalhos prosseguiram com a exploração das diferentes definições e dimensões da avaliação, tendo sido salientadas as diferenças entre avaliação e medição.

Foram ainda levantadas questões sobre os propósitos e as funções da avaliação, destacando-se, entre outros os seguintes aspetos:

  • a sua função facilitadora das aprendizagens,
  • as possibilidades que cria ao nível da tomada de decisões,
  • o desenvolvimento do trabalho em função de objetivos,
  • a identificação de comportamentos que necessitam de ser alterados / ajustados / desenvolvidos,
  • a identificação de pontos fortes, pontos a melhorar e oportunidades.

No contexto educativo, foram apresentadas iniciativas e estudos internacionais que fornecem dados importantes sobre os sistemas educativos e os resultados obtidos (OCDE, DeSeCo, ATC21S, PISA, IEA e TIMSS).

A discussão em torno da avaliação centrou-se ainda nas 8 competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida, do Conselho da União Europeia, de 22 de maio de 2018.

Seguiram-se algumas atividades de grupo, passíveis de implementar com os alunos, que visam desenvolver, entre outras, competências de comunicação e de colaboração, ao mesmo tempo que proporcionam a possibilidade de avaliar os desempenhos e competências dos alunos.

Finalizámos o dia de trabalho com a exploração de ferramentas digitais úteis para a avaliação, das quais se destacam Socrative e Let’s geddit.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário