Day 1
5 de fevereiro de 2022
O curso iniciou-se às 9:00h, nas instalações do EduCulture
Centre of Education.
Após as boas vindas e as atividades de acolhimento a sessão centrou-se na apresentação dos participantes e das suas escolas, sistemas de ensino e respetivos países.
Os trabalhos prosseguiram com a exploração das diferentes
definições e dimensões da avaliação, tendo sido salientadas as diferenças entre
avaliação e medição.
Foram ainda levantadas questões sobre os propósitos e as funções da
avaliação, destacando-se, entre outros os seguintes aspetos:
- a sua função facilitadora das aprendizagens,
- as possibilidades que cria ao nível da tomada de decisões,
- o desenvolvimento do trabalho em função de objetivos,
- a identificação de comportamentos que necessitam de ser alterados / ajustados / desenvolvidos,
- a identificação de pontos fortes, pontos a melhorar e oportunidades.
No contexto educativo, foram apresentadas iniciativas e
estudos internacionais que fornecem dados importantes sobre os sistemas
educativos e os resultados obtidos (OCDE, DeSeCo, ATC21S, PISA, IEA e TIMSS).
A discussão em torno da avaliação centrou-se ainda nas 8 competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida, do Conselho da União Europeia, de 22 de maio de 2018.
Seguiram-se algumas atividades de grupo, passíveis de
implementar com os alunos, que visam desenvolver, entre outras, competências de
comunicação e de colaboração, ao mesmo tempo que proporcionam a possibilidade
de avaliar os desempenhos e competências dos alunos.
Finalizámos o dia de trabalho com a exploração de
ferramentas digitais úteis para a avaliação, das quais se destacam Socrative e
Let’s geddit.
Sem comentários:
Enviar um comentário