Day 3
7 de fevereiro de 2022
O dia iniciou-se com a apresentação de uma breve síntese da história da avaliação, partindo da assunção de que a avaliação é, provavelmente, tão antiga quanto o ser humano, sendo essencial em todas atividades por si desenvolvidas.
A sessão prosseguiu com o elencar das funções essenciais da avaliação, centrando-se, de seguida no conceito de avaliação em contexto educativo.
Abordámos então as principais etapas necessárias para levar a cabo o processo de avaliação.
Após uma breve pausa debruçámo-nos sobre os métodos de avaliação: quantitativos e qualitativos.
Foram apresentados os seguintes exemplos de métodos qualitativos de avaliação: questões abertas, observação, entrevistas (estruturadas e não estruturadas) grupos de foco, documentos escritos, portefólio e project based learning (PBL).
Numa fase posterior a discussão centrou-se nos conceitos de Avaliação para as Aprendizagens e de Avaliação das Aprendizagens.
A sessão prosseguiu com o visionamento do vídeo Assessment: The Silent Killer of Learning do professor Eric Maazur, da Universidade de Harvord que suscitou uma produtiva discussão em torno das seguintes questões:
- o que tem mais impacto nos hábitos de estudo dos alunos: os momentos de avaliação ou a forma como o professor implementa o processo de ensino;
- enquanto educadores, como podemos mudar as nossas perspetivas sobre a avaliação de forma a preparar os cidadãos de amanhã.
Fica-nos a questão, levantada por Eric Mazur "Queremos educar os líderes de amanhã ou os seguidores de ontem?".
Sem comentários:
Enviar um comentário