terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Evaluation and assessment methods, Limassol, Cyprus, 5-10 Fev 22

Day 4

8 de fevereiro de 2022

A sessão do dia de hoje iniciou-se com o tema da avaliação em contexto educativo. Neste âmbito destacaram-se os seguintes pontos:

A avaliação ocorre a diferentes níveis dos sistemas educativos, pode assumir diferentes formas e envolve um vasto leque de atividades.

Debruçámo-nos, ainda, sobre o foco das diferentes formas que a avaliação pode assumir: avaliação para as aprendizagens, avaliação como aprendizagem e avaliação das aprendizagens.

De seguida foram abordados os seguintes tipos de avaliação:

  •        avaliação de diagnóstico
  •     avaliação formativa
  •     avaliação de aferição
  •     avaliação sumativa

Aprofundaram-se os conceitos relacionados com avaliação formativa e sumativa, a inter-relação entre ambas, diferenças e similitudes.


Neste âmbito, é de realçar o facto de a avaliação formativa ter como principal objetivo criar criando ambientes dinâmicos que envolvam e motivem os alunos para o seu próprio processo de aprendizagem.

Interessante para ilustrar o papel formativo da avaliação, parece-nos o vídeo The fundamentals of classroom assessment - https://vimeo.com/212410753

 

Para concluir foram analisadas algumas ferramentas que poderemos utilizar em contexto de avaliação formativa, nomeadamente: quizzes, votações, mapas mentais, esquemas organizadores, gráficos 321.

Foram ainda abordadas as seguintes ferramentas digitais para avaliação formativa: Quizlet, Kahoot, Google Classroom question tool e Google forms.

A sessão terminou com a abordagem ao papel do feedback em contexto educativo, tendo sido salientados os procedimentos a ter em conta na implementação de uma avaliação formativa efetiva e significativa.





Sem comentários:

Enviar um comentário