Day 5
9 de fevereiro de 2022
A presente sessão foi inteiramente dedicada à abordagem de ferramentas digitais que viabilizam formas de avaliação quantitativa.
Quizzes, análise das vantagens em termos de avaliação em sala de aula, seja esta formativa ou sumativa. Perspetivas sobre como elaborar um quizz e quais os aspetos a considerar aquando da sua elaboração.
Plickers, disponível em: https://get.plickers.com/. O vídeo “How to use Plickers in Classroom” apresenta uma explicação pormenorizada de como usar a aplicação em sala de aula. Ferramenta especialmente adequada em contexto de avaliação formativa, não requerendo a utilização de equipamentos digitais por parte dos alunos.
Questionários - servem para recolher informação qualitativa e quantitativa, tendo sido abordadas as circunstâncias em que se podem utilizar e quais os aspetos a considerar na sua elaboração, nomeadamente o tipo de perguntas sendo que estas devem ser curtas e claras e corresponder a um encadeamento lógico. Deve ainda ser considerada a validade e fiabilidade do questionário.
A sessão centrou-se de seguida nos métodos
de avaliação com recurso a ferramentas digitais, tendo sido feita uma resenha
histórica desta questão. Sublinhou-se, a este propósito, a ideia da utilização
de ferramentas digitais em contexto avaliativo que existe desde 1959, mas cuja
utilização generalizada é muito recente pois apenas aconteceu aquando da
democratização do acesso ao computador pessoal.
Abaixo encontram-se alguns dos benefícios que este tipo de avaliação tem.
Foram ainda abordados os métodos de
avaliação digital adaptados, tendo sido abordadas as suas vantagens e
desvantagens. De entre os inconvenientes salientam-se o custo de algum software
e o facto de os alunos na maior parte dos casos não terem a oportunidade de rever
/ alterar as respostas.
O vídeo A Guide for Computar Adaptive Testing aborda algumas destas questões e pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZvFNwR8ABo4
As simulações foram outra das áreas
abordadas, tendo sido fornecido o exemplo dos programas Gizmos, sendo o seu
potencial mais destacado a possibilidade de permitir aos alunos a imersão em
situações da vida real que são simuladas.
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