terça-feira, 24 de maio de 2022

2ºdia (24 de maio)

 As atividades começaram com a observação das seguintes aulas:

2ºC - Professora Majda

As atividades desenvolvidas nesta aula foram de matemática. A professora começou a aula com um momento de descontração, utilizando uma canção de percussão corporal. 

De seguida, abordou a tabela dos números até 100, (uma vez que os alunos do 2ºano aprendem apenas os números até 100) colocando questões aos alunos sobre as regularidades, sequências, contagens de 3 em 3, 2 em 2.....

A tarefa seguinte consistiu na resolução de exercícios no manual de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos. Durante esta tarefa, fomos surpreendidas, pois a professora propôs aos alunos um momento de descontração (pararam o que estavam a fazer, levantaram-se, formaram pares, cantaram e dançaram uma canção) regressando de seguida à tarefa que estavam a realizar.



4ºB - Ines 
Esta aula foi dedicada a jogos matemáticos, tais como:

1ºjogo - Tabuada com as mãos (jogo a pares)


2º jogo - Cálculo mental- perguntas e respostas (jogo em grupo)


3º jogo - Jogo do saco (o aluno recebia o saco e tinha de dizer uma frase com um conteúdo matemático, como por exemplo: "Existem linhas retas e linhas paralelas, O cone é um não poliedro....")


3º A - Professora Radi
Observámos uma aula de natação, uma vez que a escola tem uma piscina interior. Todos os anos de escolaridade frequentam esta aula, uma vez por semana. 


6ºB - Professora Vema 
Fomos convidadas, pela escola anfitriã a dar uma aula de culinária (disciplina frequentada a partir do 6ºano). Decidimos confecionar com os alunos uma receita tipicamente Portuguesa "Pasteis de Nata e Tarte de Pastel de Nata".
Começámos a aula, explicando o porquê de termos escolhido esta receita, quais os ingredientes necessários e as respetivas quantidades.
Ao longo da aula acompanhámos os alunos nas várias etapas da receita.










Enquanto os pasteis e as tartes estavam no forno, os alunos copiaram do quadro para o caderno da disciplina os ingredientes necessários escritos em inglês e português. Os alunos ensinaram-nos como pronunciar os ingredientes em esloveno. Foi um momento que gostámos bastante e que recordaremos com carinho.


Os alunos e professores aprovaram a nossa receita 😉


No período da tarde, visitámos o Dolenjski Muzej (Museu da cidade), onde pudemos observar uma exposição etnográfica permanente.
O museu é famosos em todo o mundo pela sua riquíssima coleção de escavações arqueológicas de Novo Mesto e Dolenjska, que revelam a vida nesta região durante a Idade do Bronze, cultura dos cemitérios de cremação e a Idade do Ferro e Roma.



Neste museu foi-nos possível visitar uma exposição itinerante sobre o tema da "Segunda Guerra Mundial". 



 
 








segunda-feira, 23 de maio de 2022

1ªdia (23 de maio)

Neste nosso primeiro dia de jobshadowing fomos recebidas pela turma do 1ºC da professora Tjasa Homar, na  entrada principal da escola. Os alunos cantaram-nos uma canção de boas vindas e ofereceram-nos flores de papel. 
De seguida, realizámos uma visita guiada à escola, onde nos mostraram os diferentes espaços (ginásio, refeitório, salas de aula, piscina, sala de professores, exterior...) e nos deram a conhecer o sistema educativo esloveno.







Após a visita, fomos surpreendidas na sala dos professores com um pequeno lanche, onde nos foi dada a oportunidade de experimentar comida tradicional e conviver com os professores da escola.



1ºC - Professora Tsaja Homar
Nesta aula, observámos a introdução da letra F. Após a explicação da professora sobre a grafia e o som da letra, foram formados grupos com diferentes atividades: - escrita da letra em caixas de areia; - escrita da letra nas costas dos colegas; - desenho da letra utilizando o corpo; - escrita da letra no quadro.





2ºD - Professora Lucija 
Aula de inglês realizada no espaço exterior da escola. A professora propôs a realização de várias atividades com o tema dos animais. 
1ª atividade - a professora mostrou flashcards com imagens de animais, os alunos diziam a palavra em inglês e posteriormente imitavam o seu andar.


2ª atividade - Participámos com os alunos no jogo "Simon says", cujo objetivo era, imitar um animal.


3ª atividade - Cantámos uma canção.

Terminámos o dia com um passeio organizado pelas professoras Tjasa e Radi, onde fomos surpreendidas com uma visita ao Otocec castle com direito a um piquenique desfrutando de uma paisagem maravilhosa.










Job shadowing 3 - Osnovna šola Grm, Novo Mesto, Eslovénia

Job shadowing 3 - Osnovna šola Grm,  Novo Mesto, Eslovénia

Descrição

Mobilidade a decorrer entre 23 e 27 de maio de 2022, na escola Osnovna Grm. 

As atividades a desenvolver encontram-se planificadas num programa semanal elaborado pela escola anfitriã. Fazem parte do programa a observação e participação ativa de aulas de vários ciclos, anos de escolaridade e diferentes disciplinas. 



Objetivos

- Recolher informação sobre o Sistema Educativo Esloveno, metodologias e didáticas de trabalho e posterior comparação com o sistema de educação português.

- Partilhar experiências  e participar ativamente na vida quotidiana da escola Eslovena;

- Adotar novas metodologias de ensino;

- Valorizar a diversidade cultural e social numa perspetiva inclusiva;

- Desenvolver competências linguísticas ao nível da língua inglesa;

- Realizar uma auto-avaliação no sentido de melhorar a prática pedagógica.


Participantes

Filipa santos

Vanda Jorge

sexta-feira, 20 de maio de 2022

ICT in my classroom: Enhancing Students' Learning, Collaboration, Motivation, and Creativity across the Curriculum, SloveniaL, jubljana,16 - 20 May 22

 

5º dia – 20 de maio 2022

A formação finalizou com a reflexão sobre a construção do conhecimento  através de várias estratégias: de forma dirigida, mimetizada ou  autónoma, esta,  com recurso à livre escolha (students choices).



Neste âmbito, foram exibidos alguns exemplos de roteiros de atividades que os alunos podem escolher para realizar aprendizagens, enquadradas numa temática proposta, por exemplo: Tic Tac Toe. com; Googleslides e Flipgrid.com.

Finalmente, todos os formandos apresentaram os seus produtos finais, resultantes das aprendizagens efetuadas durante o curso de formação. 



quinta-feira, 19 de maio de 2022

ICT in my classroom: Enhancing Students' Learning, Collaboration, Motivation, and Creativity across the Curriculum, SloveniaL, jubljana,16 - 20 May 22

 4º dia – 19 de maio 2022

Este dia de formação iniciou com a criação e leitura de QR Codes e pzuzzles  através da utilização de várias apps, nomeadamente: me-qr.com; Qrinfopoint.com; jigsaw format; plickers.com.



Seguidamente, foi apresentada a app que permite criar podcast com a aplicação podcastle.ai


A sessão prosseguiu com a temática relacionada com a Flipped Clsassroom (sala de aula invertida) com a apresentação da app telegra.ph que os alunos possam aprender/preparar novos conteúdos em formato de video.

Foram apresentadas outras  ferramentas a serem utilizadas para aplicação e verificação de aprendizagens, tais como, o mentimeter.com ; Kahoot.com; Ziplet.co/go e o Blooket.com