sexta-feira, 25 de março de 2022

Jobshadowing na República Checa - Základní Skola Melnik

 5.º DIA (25 de março)

No nosso último dia, regressámos ao 7.ºB para assistir a uma aula de música. Inicialmente foram registadas notas musicias no caderno de pautas de acordo com o que o professor ditava. De seguida, foram realizados exercícios de  respiração com o diafragma e de dicção para aquecimento vocal. A aula prosseguiu com o professor a tocar no órgão e a cantar, acompanhado pelos alunos que seguiam a canção com as  pautas musicais.


Finalizámos a observação de aulas na disciplina de TIC, com a turma do 5.ºB onde estavam presentes 11 alunos. Nesta aula os alunos configuraram uma conta de Gmail e aprenderam a construir um jogo de damas, utilizando a ferramenta de PPT, recorrendo à pesquisa de imagens no Google.

               

Ao longo semana, fomos acompanhadas por 2 alunos de 9.º ano que desempenharam, com excelência e simpatia, a função de intérpretes em todas as aulas.

Concluímos o nosso jobshadowing  numa reunião com a direção da escola e o professor acompanhante, Radek Slangal, em que foi feito o balanço da observação de aulas e atividades desenvolvidas constantes do plano de trabalho previamente definido, ao longo da semana.

Nesta reunião comparámos o sistema educativo português  e o checo, o modo de funcionamento de ambas as escolas, salientando os  aspetos comuns e distintos entre ambos. Disponibilizámos documentos orientadores do sistema português e, simultaneamente,  consultámos planos curriculares de várias disciplinas da escola visitada.

Nesta experiência pedagógica, muito positiva e enriquecedora, verifica-se que:

- as atividades estão adaptadas ao perfil dos alunos das turmas, uma vez que as realizavam dentro do timing estabelecido;

-  as atividades são curtas e diversificadas, com recurso a materiais apelativos que motivam e envolvem os alunos nas aprendizagens, não ocorrendo "períodos mortos" nas aulas;

-as  atividades estimulam o raciocínio e aplicam-se à descoberta de soluções para superar problemas e direcionam-se às vivências do quotidiano dos alunos;

- as estratégias são diversificadas com recurso a trabalho individual, de pares e de pequeno grupo;

- as aprendizagens integram o recurso às tecnologias,  nas aprendizagens;

- os alunos, em geral, são participativos e entusiastas  na realização das tarefas propostas, sendo notória uma predisposição à realização de aprendizagens, o que favorece uma dinâmica de aula ativa e construtiva de saberes.


Sem comentários:

Enviar um comentário