quarta-feira, 30 de março de 2022

TICO TRAINING - TEACHING IS INNOVATION, COMMUNICATION AND OUTDOOR EDUCATION

SOVERATO - Dia 3 - 30/03


O grupo de trabalho que integramos iniciou a sessão com mais um jogo ao ar livre. Desta feita, foi pedido aos participantes que formassem um círculo e cada elemento, à medida que lhe era lançado um dado, devia dizer o seu nome e mimetizar um gesto que identificasse uma característica sua.



Concluída esta atividade, a manhã foi inteiramente dedicada ao trabalho na área das ferramentas digitais. Salientou-se, neste contexto,  o potencial que estas apresentam ao nível do processo de aprendizagem, muito particularmente no que se refere à inclusão, uma vez que permitem criar atividades específicas, delineadas e desenvolvidas de forma a permitir aos alunos a superação de dificuldades e a participação de acordo com os seus diferentes ritmos de trabalho.



A formadora Giulia Tarantino apresentou um conjunto de ferramentas digitais e sintetizou algumas das suas funcionalidades, sublinhando as vantagens de cada uma.

Apresentamos as ligações para algumas dessas aplicações, que tivemos a possibilidade de explorar no decorrer desta sessão.

Genial.ly https://genial.ly/
Blabberize https://blabberize.com/
Wordwall https://wordwall.net/
Edpuzzle https://edpuzzle.com/
Learningapps https://learningapps.org/
Bookcreator https://app.bookcreator.com/ (Supported only by Chrome, Edge or Safari)
Goconqr https://www.goconqr.com/
Thinglink https://www.thinglink.com/
Qrcode-monkey https://www.qrcode-monkey.com/
Padlet https://padlet.com/
Wheel of names https://wheelofnames.com/

Partilhamos também parte da apresentação da aplicação Thinglink, destacando a possibilidade de ligação desta ao Google Maps e ao Canva. De referir que esta ferramenta foi uma das aplicações para educação recentemente premiadas.


 O nosso grupo centrou o trabalho na exploração de quatro aplicações com as quais se encontrava menos familiarizado, sendo estas o Genially, o Edpuzzle, o Thinglink e a Wheel of Names. 


 A terminar a sessão, os participantes integraram num Padlet, criado para o efeito, evidências das diferentes utilizações das ferramentas digitais exploradas e procederam à sua apresentação.




A parte da tarde foi inteiramente dedicada a atividades ao ar livre, que incluiram uma caminhada até à parte alta e mais antiga da localidade de Soverato.



Durante esta caminhada, tivemos a possibilidade de visitar a igreja onde se encontra a obra de arte mais considerada pelos habitantes de Soverato. Referimo-nos ao trabalho escultórico Pietá de Antonello Gaginini, discípulo de Miguel Ângelo, artista do século XVI.



Terminámos com uma visita ao jardim botânico onde participámos numa sessão de mindfulness e numa ação de defesa do património natural desta localidade intitulada "For life".





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