quarta-feira, 23 de março de 2022

Jobshadowing na República Checa - Základní Skola Melnik

  3.º DIA (23 de março)

As atividades iniciaram com a observação das seguintes aulas:

6.ºA - aula de inglês. A turma era constituída por 9 alunos. Após a informação sobre a temática da aula    (Present e Past Continuous) foram realizadas atividades  recorrendo  a cartões com imagens, ao manual e  ferramentas digitais (Kahoot e WordWall).A estratégia utilizada foi o trabalho de pares e pequeno grupo.


7.ºA - aula de geografia. A turma era constituída por 20 alunos. Fomos presenteadas com uma sobre Portugal. A tarefa baseou-se na localização geográfica, caracterização económica, contextualização histórico-cultural do país. Os alunos ainda pesquisaram personalidades de relevo portuguesa, produtos típicos e, por fim, foi visionado um vídeo promocional sobre Lisboa e arredores.

                       

7.ºB - aula de russo composta  por 9 alunos. As atividades centraram-se em exercícios de vocalização, conversação  e consolidação da numeração até 20.  Com recurso a uma bola de pelúcia, a professora dinamizou uma atividade atirando a bola  aos alunos  e, estes  indicavam os números em russo que  ela dizia em inglês. A pares, foi também pedida a elaboração de posters para consolidar vocabulário e os verbos "comprar e vender" aplicados em situações da vida quotidiana.


3.ºB - aula de matemática com 17 alunos, em que 1 aluno tem dificuldades educativas específicas, acompanhado por uma assistente. O mobiliário encontrava-se organizado em U. Para trabalhar as operações matemáticas da adição e multiplicação foram dinamizadas 5 atividades: (1)seguir um percurso sinalizado com setas no chão onde se encontravam cartões com as operações que os alunos tinham de resolver e registar num quadro branco;(2) a turma foi dividida em 2 grupos.; um grupo realizou os exercícios no computador junto da professora e o outro grupo realizou os mesmos exercícios no caderno, procedendo-se depois à troca dos grupos;(3) foram constituídos grupos de  5 alunos aos quais foram distribuídos envelopes com cartões onde constavam operações e resultados  que os alunos tinham de associar corretamente; (4)foram realizados exercícios no manual; (5) os alunos realizaram operações de adição e subtração com recurso à utilização de "dinheiro" na compra de produtos alimentares. Na planificação das  diversas atividades denota-se o cuidado em aplicar a matemática às situação da vida real.
                                                        
      
A manhã terminou com uma reunião de trabalho com uma professora do 1.º ciclo, uma assistente e o professor acompanhante. Neste encontro, foi feita uma análise acerca do trabalho desenvolvido pelas assistentes no acompanhamento dos alunos com necessidades educativas específicas e o papel de uma educação especializada em relação a estes alunos. Aqui verificámos diferenças em relação ao sistema português, uma vez que, não existe a função de docente de educação especial no ensino regular, sendo esta realizada pela professoa titular, coadjuvada por uma assistente. Os alunos com necessidades diferenciadas mais profundas frequentam outro tipo de escolas mais preparadas para dar resposta às suas problemáticas.









Sem comentários:

Enviar um comentário