terça-feira, 22 de março de 2022

Jobshadowing na República Checa - Základní Skola Melnik

 2.º DIA (22 de março)

As atividades iniciaram com a observação das seguintes aulas:

1ºB- aula de língua materna (checo). A turma era constituída por 20 alunos em que 1 deles estava acompanhado por uma assistente devido a necessidades educativas específicas. Os alunos foram divididos em 2 grupos e as atividades incidiram na formação de palavras e leitura, a partir de cartões com imagens e outros com sílabas; enquanto um grupo selecionava letras para associar à imagem, o outro escolhia letras que fazia corresponder à 1ª letra do nome de cada  imagem do seu cartão (4 imagens) e, no final, liam a palavra obtida.

          

Seguidamente foram realizados exercícios para a aprendizagem  da letra Z; os alunos escreveram as palavras num cartão A4 plastificado e reutilizável.

Os alunos, de seguida, realizaram uma coreografia musicada relacionada com a reciclagem a partir de um video.

2.ºA - aula de matemática. A turma era constituída por 19 alunos. As atividades consistiram em exercícios de adição e subtração de 1 e 2 dígitos, a partir de cartões distribuídos aos alunos, que os realizaram diretamente no quadro. Após esta atividade, a turma foi dividida em  2 grupos que respondiam oralmente a questões de raciocínio matemático com uma natureza competitiva entre os grupos.

No quadro foram apresentados 2 exercícios, tipo "sudoku" e, voluntariamente, os alunos dirigiram-se ao quadro, registando a sua proposta de resolução,  apresentando oralmente o raciocínio que desenvolveram.

Foi, também, trabalhada a tabuada do "2"; com recurso aos próprios alunos que representavam uma parcela da multiplicação do "2". À medida que os alunos se iam juntando à frente da turma, verificavam o respetivo resultado da multiplicação, que a professora ia registando no quadro.

4.ºA - aula de inglês. A turma era constituída por 10 alunos. A primeira atividade consistiu num exercício lúdico de soletração dos nomes dos alunos e, só depois do seu nome ser soletrado, se podiam sentar.

O alfabeto em inglês foi, também,  trabalhado a partir de cartões distribuídos aos alunos:

Foram, ainda, utilizadas ferramentas digitais para consolidar o vocabulário relativo  aos dias da semana e às horas. 

As estratégias utilizadas foram o trabalho de pares, em pequeno grupo e trabalho individual no caderno de atividades.                                                                                       

3.ºA - aula de matemática. A turma  era constituída por 20 alunos,  em que 1 deles estava acompanhado por uma assistente, devido a necessidades educativas específicas. 

As atividades consistiram em exercícios de multiplicação com recurso a um jogo tipo Loto numa dinâmica de trabalho de pares e de grupo. De seguida, foram trabalhadas as operações de adição e subtração em articulação com a utilização da moeda, ou seja, através de cartões com o preço do Kg de vegetais e frutas. Os alunos calculavam o montante de dinheiro necessário para os adquirir e eventuais trocos envolvidos nas transações numerárias. Esta atividade desenvolveu competências ao nível da cidadania, nomeadamente, na aplicação da matemática em situações da vida real.

Por fim, foram realizados exercícios de consolidação no caderno de atividades e um exercício tipo "sudoku".

               
  

Verificámos, após a observação das várias aulas que:

- as atividades programadas  eram adequadas ao perfil dos alunos, uma vez que as realizavam no tempo estipulado e com sucesso, demonstrando a compreensão do que lhes era pedido;

- as tarefas solicitadas tiveram uma duração curta  e bastante dinâmica, eliminando "tempos mortos"  e envolvendo vivamente os alunos.;

-em todas as disciplinas  foi implementado o trabalho de pares, de grupo e individual.


Sem comentários:

Enviar um comentário