quinta-feira, 31 de março de 2022

TICO TRAINING - TEACHING IS INNOVATION, COMMUNICATION AND OUTDOOR EDUCATION

SOVERATO - Dia 4 - 31/03


A sessão centrou-se nos conceitos que integram o título deste curso de formação: inovação, comunicação e educação ao ar livre. 

Inicialmente foi feita uma abordagem do conceito de inovação considerando a relação desta com três áreas prioritárias e transversais à educação europeia coetânea: digitalização, inclusão e ecologia.



É neste contexto que surgem diversas metodologias de ensino que viabilizam o desenvolvimento de uma atitude distinta face à aprendizagem, de entre as quais destacamos:

    • CLIL (Content and language Integrated learning), que pressupõe o ensino de diferentes conteúdos disciplinares através de uma língua estrangeira; (frequentemente o inglês), privilegiando o sucesso; 
    • a "sala de aula invertida", que confere ao aluno um papel proativo na realização das suas próprias aprendizagens e ao professor a função de orientador; 
    • a metodologia "Game based learning", que procura o desenvolvimento de aprendizagens através da utilização de jogos educativos, que não são obrigatoriamente digitais, sendo por isso o conceito diferente de gamificação. Esta metodologia é mais adequada ao universo dos alunos dos nossos dias, pois estes vivenciam uma multiplicidade de estímulos, que reduz o seu tempo de concentração e a capacidade de realizar atividades demasiado extensas;
    • as metodologias inicialmente designadas STEM, mas que, no prazo de uma década, evoluíram para STEAM e, mais recentemente, para STREAM, e que começaram  por colocar o foco na ciência, tecnologia e matemática assentando a aprendizagem na resolução de problemas que seriam comuns numa era dominada pela tecnologia. Rapidamente se concluiu ser necessário juntar a esta equação as artes e a literacia, numa visão que aprofunda o papel da multidisplinaridade ao mesmo tempo que fornece uma perspetiva diferente das aprendizagens que devem desenvolver o pensamento crítico e o diálogo.


Discutiu-se, em seguida, o papel da educação não formal e a sua relação com as supracitadas metodologias, bem como as formas de a implementar na nossa prática profissional. 

A finalizar a sessão, foi dada a conhecer alguma da literatura produzida sobre estes temas, salientando-se as seguintes publicações:

  • Manual for online learning in non formal education



  • Non formal education manual
  • Non formal education in action
  • Non formal education methods manual.


.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário