terça-feira, 29 de março de 2022

TICO TRAINING - TEACHING IS INNOVATION, COMMUNICATION AND OUTDOOR EDUCATION

SOVERATO - Dia 2 - 29/03


Iniciámos este dia de curso com uma atividade/jogo que permitiu aprofundar os conhecimentos sobre a história de vida dos participantes e dos formadores. 

O jogo era simples e implicava os seguintes procedimentos:

  •  Distribuição de uma folha de papel e de um marcador por cada um dos presentes.
  •  Redação de três afirmações sobre si próprio, cujo conteúdo correspondesse a duas   verdades e a uma falsidade.
  • Organização em pequenos grupos, de 3/4 pessoas, que comunicavam entre si e tentavam identificar qual seria a afirmação falsa de cada um dos elementos. Descoberta a afirmação falsa, mudava-se para outro grupo.






Dando continuidade aos trabalhos, os catorze formandos foram distribuídos por grupos em função dos cursos em que estavam inscritos.

A sessão da nossa equipa centrou-se, num primeiro momento, nos conceitos de educação formal, não formal e informal, salientando-se os contextos em que elas se desenvolvem e os aspetos que as caracterizam.



Estes conceitos foram discutidos pelos formandos que partilharam perspetivas, experiências e ideias relacionadas com as suas práticas e envolvendo os três tipos de educação em análise.

A sessão da parte da manhã terminou com uma síntese da essência de cada uma das modalidades de educação

  • A educação formal é estruturada, dá  reconhecimento e  qualificação;
  • A educação não formal também é estruturada, permite desenvolver competências, prepara para a cidadania ativa, é holística, orientada para o processo e potencia a inclusão;
  • A educação informal é espontânea e confere um propósito à aprendizagem.
Prosseguiu-se com uma discussão em torno da crescente importância da educação não formal nos nossos sistemas educativos, sendo que cada vez mais existe uma perceção de que o ensino deve congregar metodologias que desenvolvam não apenas conhecimentos e/ou competências, mas também atitudes e comportamentos que os mobilizem.






A parte da tarde foi inteiramente dedicada à apresentação dos projetos KA1 dos diferentes países, que incluem a presença no presente curso de formação.

A preparação  da apresentação teve de ser organizada no tempo de uma música e incluiu a produção de uma cronologia do desenvolvimento do projeto desde a sua génese à sua implementação.





   

Sem comentários:

Enviar um comentário